Procedimentos Básicos para a Manutenção de Feixes
O feixe de molas exige alguns cuidados mínimos de manutenção, que certamente prolongarão sua vida útil. - Na remoção do feixe, lavar todas as lâminas e escová-las; - Verificar todas as lâminas a existência de trincas ou desgaste (FADIGA), constatando este sintoma, substituí-la imediatamente; - Verificar o desgaste nos olhetes da lâmina mestre (OVALIZAÇÃO), constatando-se este sintoma, substituí-la imediatamente; - Substituir acessórios, como buchas ovalizadas e braçadeiras danificadas.
Observação: Recomendamos o uso de buchas de bronze fechadas (veículos MBLPO/OF/OH);
- Usar tubo espaçador nas braçadeiras.
- Não arquear novamente as lâminas com o uso de marreta, prensa, máquina de arquear ou aquecendo a lâmina, pois não há processo técnico confiável e comprovado para recuperação de lâminas. O uso de qualquer um dos processos mencionados traz graves conseqüências à vida útil do feixe;
- O uso de lâminas cortadas em substituição às menores aumenta a rigidez do feixe (RATE), causa desequilíbrio de tensão, desgaste acentuado nas lâminas e consequentemente redução da vida útil do mesmo;
- Não reutilizar o parafuso de centro (ESPIGÃO);
- Montar o feixe aplicando uma camada de graxa grafitada entre as lâminas, este procedimento reduz o atrito entre as mesmas, diminuindo o desgaste e evitando a corrosão;
- Não testar eletrodos no feixe ou soldar braçadeiras nas lâminas, este processo danifica a têmpera da mola ocasionando trincas e posterior ruptura;
- Recomendamos o reaperto dos grampos, inspeção visual dos feixes e lubrificação das articulações a cada 5.000 Km em média;
- Quando executar alguma manutenção no feixe recomendamos o reaperto dos grampos após o primeiro dia de uso do veículo;
- Nos veículos com suspensão mista (VOLVO B58) verifique a regulagem das bolsas, as condições das válvulas equalizadoras e do sistema pneumático do veículo;
- A instalação de buchas soldadas (Ex. VOLVO B58), deve obedecer aos seguintes procedimentos: Centralizar a bucha;
- Somente soldar na área inativa do olhete;
- Proteger a lâmina contra os respingos de solda;
- Usar eletrodo OK46 (ESAB);
- Soldar com amperagem média de 100 ampères;